Diferenciais da barra trefilada em projetos mecânicos

20/11/2024 | Leitura 5 min

A barra trefilada é uma ótima aliada quando se trata de criar componentes estruturais, funcionais e móveis em sistemas mecânicos.

Graças ao seu processo de fabricação diferenciado, essa peça tem uma série de características específicas. E são estes diferenciais que veremos a seguir, tanto em termos técnicos quanto práticos.

Para saber mais sobre eles, siga com a leitura.

Por que usar a barra trefilada?

Para responder a esta pergunta, precisamos analisar primeiro o que torna este acessório especial. Basicamente, a barra trefilada é resultado de um processo chamado trefilação. Ele consiste em reduzir seu diâmetro com equipamentos específicos. 

Como resultado, seu nível de acabamento é mais preciso e há melhor controle dimensional. Além disso, essa barra também pode passar pelo processo de recalque, um tratamento térmico que melhora ainda mais sua resistência e maleabilidade.

Por estes motivos, esse acessório consegue ser mais uniforme e resistente. Além disso, ele também apresenta um acabamento melhor e mais completo em relação a outros tipos de barra. Mas junto destas vantagens, há ainda outros benefícios que vale a pena conferir.

Principais diferenciais desse tipo de barra

A partir das observações acima, podemos ver como a barra trefilada é um produto diferenciado. E isso vai além do sentido estético e estrutural, uma vez que:

  • Ela ajuda a reduzir custos, minimizando desperdícios e garantindo maior durabilidade;
  • Sua usinagem é maior, reduzindo desgaste de ferramentas com ótimos resultados; 
  • Além disso, ela também se destaca em termos de desempenho para seus projetos;
  • E ainda, suas características técnicas são superiores em relação a outros modelos.

Por esses motivos, esse tipo de barra pode ser usado em diferentes contextos. Lembrando que elas são divididas em três tipos principais, fora sua capacidade de personalização. São eles:

  • Redondas, normalmente focadas em eixos e pinos;
  • Quadradas, com foco em estruturas e engrenagens;
  • Sextavadas, para situações que requerem maior rigidez, como parafusos e fixadores.

Onde usar a barra trefilada em projetos mecânicos

Vamos analisar todos os pontos de uso da barra trefilada em projetos mecânicos. E isso levando em conta seus diferentes tipos e estruturas:

  • Em eixos e engrenagens, a barra trefilada consegue mais torque e potência mecânica;
  • Essa barra também traz conexão e sustentação para pinos, mancais e eixos de fixação;
  • Além disso, ela é ideal para movimentar sistemas lineares como cilindros, guias e trilhos;
  • A barra trefilada também traz mais firmeza para parafusos, porcas e eixos roscados;
  • Ela ajuda a diminuir o atrito em sistemas de rolamento e pistões de compressores;
  • E ainda, oferece peças usinadas e personalizadas para projetos de alta precisão.

Levando em consideração essas propriedades, podemos utilizar esse acessório em diversas máquinas e equipamentos. Lembrando que ela ajuda a garantir maior vida útil para muitos deles, com alta confiabilidade e menor necessidade de ajustes.

Considerações finais sobre o tema

Devido a toda a sua versatilidade, a barra trefilada também tem uso constante para além dos projetos mecânicos. Indústrias diversas, móveis e até mesmo o segmento da construção civil consegue contar com suas propriedades. E resultado é muito mais eficiência e assertividade.

Mas aqui cabe uma consideração importante. Entre os diferentes tipos de material que podem ser usados na conexão dessa peça, o aço é o mais indicado. Ele traz uma série de vantagens mecânicas e estruturais que consolidam ainda mais seus diferenciais.

E nesse sentido, contar com uma empresa de qualidade e confiança para barra trefilada de aço faz toda a diferença. Assim sendo, a Braganfer tem mais de 50 anos de experiência na área, e garante os melhores resultados para você. Por isso, para ter acesso aos melhores produtos e serviços, entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.