A maioria dos processos usados no corte de chapas envolve fusão ou aquecimento. Esse tipo de operação modifica, através do calor, as microestruturas das chapas, que se deslocam ou se rompem, criando uma divisão, que pode ou não deixar rebarbas. Cada processo de corte é feito sempre considerando as propriedades de cada metal.
Diferentemente do corte, a dobra de chapas é feita por meio de um processo de conformação produzido por meio dos esforços de compressão e tração, realizados ao mesmo tempo e em lados opostos da chapa, fazendo com que ela seja dobrada. Durante a execução dessa técnica, pode ocorrer uma diminuição do volume de espessura e alguns fatores como, defeitos internos e má qualidade de bordas, podem influenciar nas operações de corte e dobra de chapas.
É através do corte e dobra de chapas, que se pode influenciar ou até mesmo esconder, os aspectos de desempenho do material que será trabalhado. Para que ele seja bem realizado e que proporcione um excelente resultado final, é importante contratar uma boa empresa. Por isso, para ter a certeza que irá contratar um serviço de qualidade, recomenda-se a escolha de empresas que tenham reconhecimento e tradição no mercado e que realizem o procedimento adequadamente, por meio de profissionais capacitados e técnicas modernas.